sexta-feira, 29 de junho de 2012

Estudo Geplia - 29-06-2012

O encontro do GEPLIA nesta manhã, iniciou-se com a leitura dos relatos das professores Élidi e Lucineide. 
Percebemos que precisaremos sistematizar um projeto para a área de Linguagem(Piloto). Para a atuação no ano de 2013.
Estudamos o texto - O professor como Pesquisador. John Holmes. Julho de 1986. Adaptado por Leandra Ines Seganfredo em 2012.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Complexo Temático- Resenha Sara Cristina.

Complexo Temático - Nasce com Pistrak. Educador Russo do Século XX (1888-1940).
Professora Sara Cristina- estudos no CEFAPRO/Sinop-MT.
Período que se instalou a Revolução Socialista/URSS 1917.
Método Dialético, influenciado pelas idéias de Marx(1818 - 1883) e Engels(1820 - 1895)
Teoria de Ensino articulado com o trabalho. Marx e Engels entendem que a união entre ensino e trabalho seria a uma forma de construir homens capazes de transformar a realidade de exploração em que vivem.
Método Dialético e materialismo histórico.
Visão progressista.
Prática Social.
A dimensão Pedagógica para além dos muros da escola. Parte da pesquisa sócio-antropológica pois a aprendizagem se da no movimento.
Eixo - Construção do Planejamento Coletivo à partir da realidade da comunidade escolar.
Objeto de Estudo- Pesquisas de Temas articulados entre si, numa relação entre o movimento social e a aprendizagem escolar.
Prática Docente- diálogo entre senso comum e conhecimento científico ( Souza Santos, 1989).
Processo de Ensino e Aprendizagem, mobilizam razão e emoção ( Paulo Freire, 1987).
Trabalho com elementos concretos da realidade.
Não reduz a prática em torno de listagens de conteúdos.
Currículo dialógico e dinâmico.
Trabalho pedagógico processual.
Prática situada no contexto social e na estrutura em classes sociais.
Múltiplas dimensões ( econômica, cultural, pedagógica, científica e técnica)
Educação - Como ação Político-social.
Função   da escola - Preparar o estudante para o trabalho em sociedade.
Estudante - Sujeito de direitos.

Fragmento do texto - Fundamentos da Escola do Trabalho - Pistrak
Páginas 117 a 139 o texto discorre sobre o Objeto e caráter do ensino para a "formação básica" ( escola de 1º grau)para a autêntica escola soviética sobretudo ao trabalho social da escola.
Paginas 140 a 168 apresenta o Trabalho pedagógico com base no Complexo.
2 diretrizes principais. Primeira discernir o que um dado Complexo exige de forma essencial de cada especialidade ( cada professor visto como sociólogo e Marxista)observando o que cada especialista poderá fazer num grupo, com uma certa quantidade de alunos. Em segundo lugar verificar imaginar em geral como agrupar de maneira mais fácil, do ponto de vista do método, suas disciplinas. O professor     tornará esta ou aquela decisão sobre o lugar a ser ocupado e o papel a ser desempenhado por sua especialidade no tema geral.
Esta síntese organiza o programa disciplinar para o ano letivo. Plano Geral de trabalho.
O desenvolvimento do trabalho inicia-se com a apresentação de determinados Temas aos estudantes e a essência deste para a compreensão deste ou daquele aspecto da vida contemporânea, visão geral do tema explicando  as atividades específicas para cada disciplina no desenvolvimento do Complexo, este deverá estar em harmonia com o Plano Geral do Complexo. Busca-se neste movimento os pontos  de contato entre as disciplinas próximas. A disciplina não deverá  perder de vista seu trabalho independente e a relação que a liga ao complexo Geral. Este movimento deverá propiciar aos alunos captar perfeitamente o encadeamento interno de toda a questão, realizando um balanço retrospectivo dos conhecimentos adquiridos. No final do estudo com os complexos verificar-se-a o que foi compreendido, assimilado, esclarecido pela realidade atual.
O Sistema por Complexos  não são apenas técnicas pedagógicas. Trata-se do método fundamental para analisar a realidade atual do ponto vista Marxista.
Método Dialético só pode ser conseguido na medida em que o transforme em prática. Todos os aspectos da vida escolar, todo o trabalho e toda a atividade dos estudantes são englobados são unificados por uma concepção comum.
O estudo da vida moderna exige técnicas diversas e a aplicação de ciências diferentes. O sistema do complexo pressupõe  que cada disciplina escolar analise uma parte determinada de uma matéria Geral concreta oferecendo aos estudantes o domínio dos métodos experimentais próprios de cada ciência.
O trabalho por complexos busca tornar o ensino escolar plenamente efetivo, renunciando ao método puramente intelectual.
Ainda neste capítulo apresenta aspectos contraditórios do Plano Dalton com orientação para o trabalho individualizado  e com características de auto-organização dos alunos nas escolas soviéticas e o trabalho pedagógico por complexo que orienta-se nas ações coletivas.


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Formação Continuada em Lucas do Rio Verde- MT.

Professora Sara Cristina do CEFAPRO/SINOP- Profissionais da escola Angelo Nadin- Lucas do Rio Verde-MT.
Nos dias 19 a 21 de junho de 2012 Os profissionais da escola Angelo Nadin e Luiz Carlos Ceconello estiveram reunidos com a professora Sara Cristina do CEFAPRO/SINOP-MT. Na ocasião a Ética na Educação foi um dos Temas  estudados.  O encontro foi bastante rico pois os profissionais puderam relacionar sua prática com os textos estudados.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Encontro - GEPLIA - 15-06-2012 - Estudos Linguística Aplicada.

Relato do encontro do dia 15-06-2012.
Professora Leandra, informa sobre as inscrições no CLAFPEL.
Orienta que deveremos buscar escrever para revistas com  Qualis.                      ( Web-Qualis)
endereço eletrônico - qualis.capes.gov.br
Contribuições dos estudos sobre o texto de Nóvoa. sobre os 5ps ( P1 - Prática, P2- Profissão, P3 Pessoa, P4- Partilha, P5 Público.
Professoras pesquisadoras concordam com o autor no sentido de entender as importâncias do desenvolvimento de habilidades e competências e ou capacidades.
P1 - Prática - Importância de conceber a formação de professores num contexto de responsabilidade profissional, sugerindo uma atenção constante à necessidade de mudanças nas rotinas de trabalho, pessoais, coletivas ou organizacionais.
P2 - Profissão - Como a Formação Continuada poderá criar estratégias para a construção do conhecimento?
Para o autor, no inicio da carreira do professor é fundamental que ele tenha acompanhamento, neste entendimento perguntamos - O CEFAPRO tem alguma ação especifica de orientação  para integração e acompanhamento dos novos professores?
P3- Pessoa - A formação deve contribuir para criar nos futuros professores hábitos de reflexão e de autorreflexão que são essenciais numa profissão que não se esgota em matrizes científicas ou mesmo pedagógicas e que se define, inevitavelmente, a partir de referências pessoais ( Nóvoa, 2009,p.40). 
P4 - Partilha - O que Nóvoa entende por Partilha?
Assevera que: "Através dos movimentos pedagógicos ou das  comunidades de prática, reforça-se um sentimento de pertença e de identidade profissional que é essencial para  que os professores se apropriem dos processos de mudança e os transformem em práticas concretas de intervenção" (Nóvoa, 2009, p. 42). O que nos impede de criarmos e mantermos " comunidades de práticas"?

P5 - Público -  Nóvoa (2009, p.44) pondera que "nas sociedades contemporâneas, o prestígio de uma profissão mede-se, em grande parte, pela sua visibilidade social. No caso dos professores estamos mesmo perante uma questão decisiva, pois a sobrevivência da profissão depende da qualidade do trabalho interno nas escolas, mas também da sua capacidade de intervenção no espaço público da educação".



Professoras nos estudos de Linguística Aplicada em Sinop - Mt

Professora DRª Leandra, Élide, Arlete, Ketheley, Cássia, Marcia, Lucineide, Eliane, Sara Cristina.





quinta-feira, 14 de junho de 2012

Planejamento para estudo com Profissionais do Polo Sinop- Olimpíada de Lingua Portuguesa.

Secretaria de Estado de Educação
Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação Básica
Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            
                                     


“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem”.

(Mário Quintana)

Data: 22 de junho de 2012

Local: Assessoria Pedagógica/Sinop


Mediadoras: Ketheley, Marcia  e Sara.
Objetivos:
Fortalecer a rede de ancoragem nos municípios do polo, através de estudos e práticas sobre as concepções de ensino das linguagens a partir dos gêneros textuais.

8h – Acolhida
Vídeo: Chimamanda Adichie: O perigo de uma história única. (20 min)

Reflexão sobre as diferenças de aprendizagem, de autoria, de produção textual e preservação da autoria. (15 min)

Proposta de trabalho:
Escrita de uma história pessoal ligada ao lugar onde veio. (25 min)

9h: Intervalo

9:15h - Atividade de ilustração.
(ver como encaminhar, cada um faz a sua? um faz a do outro?)

9:35 - Desenhando as Palavras (slides)
Vídeo André....



13h- Socialização dos trabalhos nos municípios.

14h- Atividade em grupo.
O que dizem os textos dos alunos?

15h- Intervalo
15:15- Socialização.

15:45- As principais características de cada gênero.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Pauta para Formação Olimpíada de Lingua Portuguesa - Sinop/2012 - Crônica

Secretaria de Estado de Educação
Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação Básica
Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica
Secretaria Municipal de Educação

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            
                                      


Gênero Crônica



Data: 12 e 20 de junho de 2012

Local: Assessoria Pedagógica/Sinop


Mediadoras: Sara, Marcia, Marcilene e Ketheley
Objetivos:
Fortalecer os estudos sobre a concepção de ensino das linguagens a partir dos gêneros textuais.
Gênero: Crônica

7h30 – Acolhida
Vídeo: Crônica “Sexa”, de Luís Fernando Veríssimo.

Leitura
* “O cotidiano em foco”, de Cloris Porto Torquatro (Na ponta do Lápis nº 15, p. 20-22)
(texto mais narrativo, menos descritivo/ não há tanta necessidade de situar cidade, estado, país, basta alguma referência ao cenário)

Atividade em grupo:
Estudo dos textos:
* “O gênero textual Crônica”, de Heloísa Amaral ( Na ponta do Lápis nº 10, p. 12 e 13)
* “Sobre a crônica”, de Ivan Angelo (Na ponta do Lápis nº 6, p. 10 e 11)

Socialização do estudo.
* Origem.
* Características do gênero.
* Proximidade com outros gêneros.
* Suportes de veiculação.


Proposta de atividade prática.
Leitura da crônica “Samba no pé”
Oficina 11, caderno do professor.


Como aprimorar o texto a partir do roteiro (caderno do professor)

Ler a sugestão do próprio material.

* Leitura do texto “Ser brotinho”, de Paulo Mendes Campos.
Preencher o quadro no coletivo.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Pauta Trabalhada com os administrativos do Cefapro/Sinop-MT.


Pauta Sala de Educador para os Profissionais do CEFAPRO
Professoras: Sara Cristina e Teofanis.
Dia 23/04/2012
Tema: Planejamento no contexto do trabalho desenvolvido no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica
O longo voo das aves, desde o gelado Canadá ao calor do Brasil, ultrapassa todas as dificuldades, porque as aves “sabem o seu destino”.
Não será possível nenhum peixe razoável sem pensar no anzol e na rede, sem distinguir o rio do mar sem conhecer linhas e iscas, sem apanhar chuva e sem sentir o sol.
Objetivos:
  • Conhecer a instituição em que trabalha.
  • Conhecer o documento que organiza as ações do CEFAPRO (Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar)
  • Compreender o papel de cada segmento nesta instituição?
  • Realizar um planejamento.
Atividades:
  1. Apresentação da pauta (objetivos) ( refletir sobre os dois pensamentos)
  2. Leitura dinâmica do texto – O escoteiro inteligente – Danilo Gandim
  3. Análise reflexiva do PPP do CEFAPRO (objetivo, função de cada um dos segmentos, a abrangência do trabalho e as ações de formação).
  4. Elaborar um plano de ação com as seguintes questões
  • Elencar um problema com a esperança de soluciona-lo. (se situar no contexto, pontos positivos e negativos do nosso trabalho, clareza da situação)
  • Elaborar uma proposta de ação (ter clareza do objetivo)
  • Como realizo a ação, (comportamentos e atitudes). Transformando a prática mais próxima do ideal.
5. Elaboração de mapa conceitual de forma coletiva.
6. Avaliação coletiva:
  • Em que o estudo contribuiu para sua atuação neste Centro?
  • Que pontos ainda necessitam de estudo?