segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Programa Proinfantil - Etapa Presencial Janeiro de 2011

Relatório do Programa Proinfantil – Fase Presencial Janeiro de 2011.
Professora Formadora – Linguagens e Códigos – Sara Cristina Gomes Pereira

A IV Fase presencial do Programa Proinfantil iniciou no dia 17 de janeiro de 2011 com encerramento no dia 27 de janeiro. Contou com a presença da coordenadora Sueli Brito, articuladora Sueleide Pereira, professores formadores, tutores e cursistas dos municípios pertencentes ao pólo do Cefapro de Sinop-MT. Para esta etapa foram organizadas 04 turmas e atividades com as seguintes disciplinas: Linguagens e Códigos com Língua Portuguesa e Língua estrangeira, Identidade Sociedade e Cultura, Vida e Natureza, Fundamentos da Educação e Organização do Trabalho Pedagógico, cada professor apresentou as unidades às quatro turmas num total de 12 horas para cada disciplina, os conteúdos ministrados na disciplina de Linguagens e códigos foram: Leitura e produção do texto informativo; Leitura e Produção do texto Poético; Palavras e muitas artes, Literatura Infantil – Conceitos e preconceitos, O papel da literatura infantil no desenvolvimento do leitor, Texto e ilustração na literatura infantil; Álbuns e Livros de imagem, durante esta etapa também fora feito orientações individuais e coletivas aos cursistas sobre os Projetos de estudo e o relatório parcial. Na disciplina que ministrei as aulas aconteceram como o planejado, além de apresentar as oito unidades do IV módulo apresentei também atividades extras como músicas e slides com o objetivo de tornar as aulas mais completa e atraente. Embora este conteúdo de linguagens esteja voltado para leitura compreensão e interpretação dos vários tipos e gêneros literários segundo avaliação dos cursistas a explanação feita pode estimulá-los ao estudo dos livros de estudo bem como também do caderno de aprendizagem. Agora sabendo que lhes restam apenas alguns meses de aula, muitas atividades de registro estão programadas, com isso as aulas de linguagens e códigos têm sido muito proveitosas. O planejamento das aulas bem como as demais avaliações solicitadas fora entregue a coordenadora do Programa Proinfantil deste polo. A avaliação que faço desta etapa presencial é positiva, tendo em vista a boa atuação de todos os profissionais neste encontro, contamos também com a presença da professora da UFMT  na função de ATP professora  Marijane S. Silva  que muito contribuiu com nossas discussões.

Sara Cristina - Cefapro/ Sinop -   31-01-2011


segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

2011 - Atividades da Professora Sara Cristina no PROINFANTIL/ CEFAPRO-SINOP-MT.

Sara Cristina em Férias em Guarantã do Norte-MT.
Que  Deus ilumine nosso caminho neste novo ano letivo de Trabalho.


Hoje dia 17 de Janeiro de 2011, já estamos trabalhando, graças a Deus revigorados por alguns dias de férias.
Desde sexta feira nós profissionais do Programa Proinfantil já estamos trabalhando, sexta feira foi dedicada ao estudo do planejamento para a etapa intensiva deste Programa. E hoje segunda feira dia 17 de janeiro de 2011 já estamos de volta as nossas atividades.
Nosso trabalho junto aos tutores e cursistas estão planejados até dia 28. Trabalharemos com 4 turmas em sala de aula para apresentação das 8 unidades do IV e último módulo deste Programa. Também verificaremos os projetos de trabalho bem como os relatórios parciais, atividades estas previstas para este inicio de ano. Que nosso amado Deus esteja conosco. E parabéns a todos os envolvidos neste magnífico e oportuno trabalho.
Sara Cristina- CEFAPRO/SINOP.MT.