sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Ações Desenvolvidas no Centro dias 20 e 21 de Outubro de 2010.

Atividades desenvolvidas No Centro de Formação e  Atualização dos Profissionais da Educação Básica nos dias 20 e 21 de Outubro.

Com a finalidade de reorganizar as próximas ações dos profissionais do Cefapro, nos dias 20 e 21 aconteceram algumas reuniões: Dia 20/10 período matutino reunião com a coordenadora do Centro professora Angela Maria e pesquisadores do Projeto Aprendizagem Cooperativa com o objetivo de consolidar o planejamento para o I Seminário de Aprendizagem Cooperativa que acontecerá nas dependências da Universidade Estadual de Mato Grosso no dia 10 de novembro de 2010. O atual coordenador do projeto professor Roberto Arruda fez encaminhamentos que viabilizarão este Seminário. Este evento contará com a participação das escolas estaduais parceiras no projeto, será o momento de apresentar mesmo que parcialmente os resultados das pesquisas desenvolvidas neste ano.
No dia 21 período matutino os profissionais deste centro reuniram-se para reorganizarem a pauta de trabalho para o dia 25/10, junto as Universidades objetivando estabelecer parcerias entre estas instituições com o fim de fortalecer a Formação Continuada dos profissionais deste Centro, favorecendo a atuação destes profissionais nas escolas.

Neste mesmo dia no período vespertino aconteceu uma reunião com as Gestoras do Proinfantil para realinhamento de ações, esta reunião contou também com a presença da coordenadora do Centro Angela Maria, dentre os assuntos da pauta estavam repasse do encontro de Coordenadores e APEIs em Cuiabá nos dias 16 e17/09/2010. Fechamento do módulo II, atividades relacionadas ao módulo III, como correção de avaliações e relatórios.
As ações descritas acima contribuíram para auxiliar a professora formadora Sara Cristina no re-planejamento de suas ações junto a este Centro. 

Ações no Programa PROINFANTIL em Sinop-MT. Outubro de 2010


Atividades desenvolvidas pela professora Sara Cristina, no mês de Outubro com o Programa Proinfantil em Sinop-Mt.
No dia 15 de Outubro de 2010, nas dependências da escola Nilza de Oliveira Pipino em Sinop-Mt; foi realizado o Plantão Pedagógico do Programa com a finalidade de sanar possíveis dúvidas das cursistas deste Programa, tendo em vista a realização no dia 16 de outubro da primeira prova bimestral do módulo III contemplando  conteúdos das 4 primeiras unidades,  na ocasião foram organizadas 4 turmas permitindo aos professores formadores rever os conteúdos. O trabalho transcorreu suavemente tendo em vista que a estratégia de trabalho solicitada pelas cursistas foi o de recapitular os temas presentes nos livros de estudo já trabalhados em cada município e acompanhados pelos tutores.
No dia 16 de outubro  na mesma escola foram aplicadas as provas bimestrais pelos professores formadores e tutores, a professora Sara Cristina bem como alguns tutores desenvolveram esta atividade na turma um, ficando sob responsabilidade da professora Sara Cristina, a correção das avaliações desta turma bem como a escrituração dos resultados nas planilhas do programa.
No dia 19 de outubro de outubro como previsto pelo programa aconteceu a 2ª jornada mensal  do III módulo nos períodos matutino e vespertino, a equipe gestora do programa bem como os professores formadores  e tutores participaram do encontro cujo objetivo primeiro foi o de Contextualizar Historicamente a Educação Infantil; Refletir sobre a Função Social da Educação Infantil na atualidade bem como Identificar aspectos e procedimentos a serem contemplados no PPP das instituições infantis, trabalho este desenvolvido pelos professores Formadores Ivonei Andrioni e Rosilene Batista, com a participação das Tutoras do Município de Colíder Claudilene Gomes Pessoa e Lucy Diana Matias. Na ocasião também a professora articuladora do programa Sueleide, desenvolveu a pauta focalizando o texto do MEC-  A educação infantil e os 100 anos de espera. Relembrou a atividade “Caixa de História” bem como o texto A atividade da criança na Idade Pré-Escolar da Drª Elvira Cristina de Souza Lima.

Formação Continuada com Profissionais da Rede Municipal de VERA-MT.

 Atividade desenvolvida no Município de Vera com profissionais das escolas municipais. Dia 14 de Outubro de 2010.
As professoras formadoras do Cefapro de Sinop-Mt; Sara Cristina Gomes Pereira, Senilde Catelan e Rosilene de Morais Sousa, estiveram com os profissionais das escolas municipais no município de Vera no dia 14 de outubro por solicitação da secretaria municipal de educação deste município, com a finalidade de trabalhar a Matriz de capacidades para a educação infantil e também as capacidades de  “Língua Portuguesa e Matemática” para o 1º e 2º ciclos, tendo em vista que este município tem sua organização curricular por Ciclos de Formação Humana. Os objetivos para este encontro foram propiciar aos professores um novo olhar sobre a educação infantil e a criança, levando em consideração a atual função da Educação Infantil pautada no educar e no cuidar, incentivando a observação cotidiana, a compreensão e o respeito as fases e tempos de desenvolvimento, bem como a confecção de brinquedos que estimulem a criatividade e a imaginação das mesmas. Quanto à matriz de capacidades de Língua Portuguesa e Matemática para o 1º e 2º ciclos da educação básica, as professoras buscaram apresentá-las, oferecendo sugestões de atividades práticas com o fim de desenvolvê-las, contribuindo assim com a autonomia das crianças e fornecendo-lhes instrumentos que as permitam ser competentes nesta sociedade em permanente transformação. Neste encontro estiveram presentes aproximadamente 30 profissionais de educação infantil representando três instituições e aproximadamente 45 profissionais representando a educação Básica. Neste respeito vale ressaltar a importância da formação continuada tendo em vista as atuais e significativas transformações que perpassam a educação neste Estado.
Parabéns à Secretaria Municipal de Educação do Município de Vera e a todos os participantes deste encontro pelo compromisso com a educação de qualidade.
Sara Cristina – professora formadora do Cefapro de Sinop-MT.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Agenda - Outubro e Novembro - 2010 - Professora Formadora- Sara Cristina

Agenda mês de Outubro – 2010 – Sara Cristina Gomes Pereira
01-outubro - I Fórum na assessoria – vespertino – Drª Flávia e Universidades. ok.
04-outubro- Matutino – Reunião Cefapro e Unemat. Planejamento encontro de Gestores e SEMPAC. ok.
06- outubro – Língua Portuguesa para surdos. Professora Cássia – Vespertino.
07 e 08 de outubro – Formação em Lucas do Rio Verde.
08 de outubro – II Fórum interinstitucional do Cefapro/Universidades – Vespertino.
14 de outubro – Formação Município de Vera – Capacidades em Linguagens para Alfabetização.  I e II Ciclos.
15 de outubro – Plantão PROINFANTIL
16 de outubro – Prova -Bimestral PROINFANTIL
18 de Outubro – Reunião com Pesquisadores – SEMPAC - matutino
25/10 – Reunião Geral – III Fórum Interinstitucional do CEFAPRO/Universidades. Vespertino.
25, 26, 27 de outubro – Sala de Professor em Colíder - Temas a ser trabalhado ver BLOG. 
25 a 29 de outubro - A ação realizada nesta data foi a Reescrita do Livro realizada em Cuiabá pelas Professoras Sara Cristina e Sueleide Pereira.
28 e 29 de outubro - Encontro da DIVERSIDADE. Não foi possível participar desta ação.


Agenda mês de novembro – Sara.
09, 10, 11, 12 de novembro – Encontro de Gestores e SEMPAC.
10 de novembro – Noturno – Palestra Projetos de Aprendizagem.
11 de novembro - Leitura das Portarias no CEFAPRO.
12 de novembro - Revisão dos Conteúdos de Linguagens com as Cursistas do Proinfantil em Sinop-MT.
13 de novembro - Avaliação de Recuperação do PROINFANTIL.
16 de novembro – Jornada Mensal PROINFANTIL.
18 e 19 de novembro – Encontro da Diversidade.
22, 23, 24, 25, 26 – Formação do PROINFANTIL em Cuiabá.
21, 22, 23,24 – SEMIEDU em CUIABÁ. Apresentação de Artigo aprovado.



sábado, 9 de outubro de 2010

Professores do CEFAPRO em Lucas dos Rio Verde- MT.

O dia 08 de outubro foi muito especial para os profissionais das escolas Estaduais em Lucas do Rio Verde, com um trabalho feito pelos professores formadores do Cefapro de Sinop-Mt. Reginaldo Vieira que acompanha o sala de professor em duas escolas Estaduais deste município e com a colaboração da professora Sara Cristina, atendendo aos professores no sentido de elucidar dúvidas sobre a Organização Curricular por Ciclos de Formação Humana.O inicio do trabalho se deu com o levantamento das  principais dúvidas dos profissionais destas escolas que foram sendo relacionadas para  no decorrer dos estudos durante o dia serem esclarecidas. A medida que fomos estudando esta forma de organização curricular, sua metodologia sua forma de avaliação as dúvidas foram sendo sanadas, foi mesmo um dia especial para todos os participantes. Ao encerrar o dia os profissionais se mostraram muito satisfeito tendo as resposta para suas dúvidas.

Parabéns a todos os Profissionais de Lucas do Rio Verde pelo empenho e pelo compromisso com as inovações educacionais.

Sara Cristina Gomes Pereira.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Relatório feito pela Formadora Sara Cristina - Formação do Proinfantil no mês de Setembro em Colíder-MT.

Relatório PROINFANTIL em Colíder- MT.
Nos dias 24 e 25 de Setembro a professora formadora Sara Cristina do Cefapro de Sinop- MT. Esteve em Colíder com as tutoras Cláudia e Lucy e com as cursistas do programa deste município. Na sexta feira no período vespertino  a professora Sara e as tutoras, planejaram o encontro quinzenal, na ocasião as dúvidas sobre os projetos e o relatório dos projetos elaborado pelas cursistas foram sanadas na ocasião alguns informes foram relacionados para orientar o encontro quinzenal do dia seguinte como, a importância do uso do dicionário para o estudo das unidades de linguagem agora no terceiro módulo, lembretes sobre o registro reflexivo e sua importância para o entendimento dos cadernos de aprendizagem, material para estudo neste sentido foi à página 23 do livro do tutor. Em seguida foram sendo recapitulados os conteúdos dos livros de estudo 1, 2, 3, e  4 do III módulo, segundo as  tutoras e cursistas cursistas com o esclarecimentos destas dúvidas  será bem mais fácil realizar a prova Bimestral 1, agendada para o dia 16 de outubro de 2010. A professora Sara observou também o empenho e a organização das tutoras muito comprometidas com o programa neste município.
Parabéns aos Profissionais envolvidos no programa PROINFANTIL pelo excelente trabalho com o programa em Colíder MT.


Formação da Diversidade em Sinop- Setembro de 2010

Relatório encontro da Diversidade em Sinop-Mt.  2ª Etapa
Nos dias 20 e 21 de setembro de 2010, Professores da educação de Sinop;  estiveram reunidos com a professora Rosean Glória (Bia) representante da Universidade Federal de Mato Grosso, para estudos sobre o tema Diversidade Sexual, logo após a apresentação dos profissionais presentes ao evento, a professora Bia entregou o material impresso para a Formação, em seguida apresentou sua metodologia de trabalho.  
Alguns Temas serviram de norte para o primeiro dia de encontro como: abstinência sexual, masturbação, sexo monogâmico, sexo-extraconjugal, sexo com vários parceiros, este trabalho foi realizado pelas várias equipes formadas no inicio do encontro. Segundo a professora Rosean Glória (Bia) ministrante do módulo nosso papel como educadores vai muito além de informar, deve ser também o de evitar distorções na compreensão sobre sexualidade, falou também que embora haja uma construção social sobre o papel do homem  e da mulher no que diz respeito a sexualidade, alguns mitos lentamente vem sendo quebrados, porém há ainda campos para melhora.
Algumas dinâmicas e textos foram usados pela professora para elucidar questões de preconceito, julgamentos e pré-julgamentos, tendo em vista que muitas vezes assuntos relacionados à sexualidade são tratados na superficialidade, necessitando aprofundamento por parte dos educadores e educandos. A quebra de preconceitos demanda esforço contínuo dos envolvidos, trabalho colaborativo, formas apropriadas para falar com crianças e jovens sobre o tema. Durante o encontro a professora apresentou alguns Slides elaborados pelo Drº Walther Esteves Lima, apresentou também várias propagandas sobre  “Preservativos” e outros métodos anticonceptivos  que circulam na mídia, tendo em vista que a prevenção nestes casos  é de suma importância.
                Nossos estudos apontaram para o entendimento de que a orientação sexual dos indivíduos devem ser respeitadas, entendemos também que há a possibilidade de um indivíduo flexionar sua prática sexual  no decorrer do tempo, ou seja indivíduos homossexuais poderão em determinado contexto de suas vidas optar por envolvimentos heterossexuais ou bissexuais ou de outra natureza, vimos também que  dependendo da cultura a maneira de entender questões sobre sexualidade se.
                No que diz respeito aos “Direitos Legais” sobre  este tema verificamos que ainda há a necessidade de se assegurar em leis, o respeito a estas diferenças, porém entendemos com os estudos feitos até o momento que isso não seria necessário se os seres humanos entendessem que temos igualdade de direitos como seres humanos independentes de nossa orientação sexual.
                Todos os participantes viram a importância de que este tema seja trabalhado com a comunidade escolar a qual participam, agora veremos quais são as possibilidades de trabalho para cada instituição.
 Sara Cristina - CEFAPRO - Sinop-MT.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Seminário Regional de Tecnologia em Sinop-MT.



O Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação realizou nos dias 27 a 30 do mês de setembro o seminário regional de tecnologia deste Polo.Na ocasião muitos profissionais que trabalham com tecnologia educacional tanto na rede municipal quanto estadual puderam relatar suas experiências com muita propriedade.Este evento dentre outros objetivos proporcionou aos participantes a oportunidade de socializar seus trabalhos nas comunidades escolares aos quais representaram, o nível dos trabalhos envolvendo as novas tecnologias foi deveras surpreendente, bem como a propriedade das oficinas e palestras realizadas no evento,tive grande prazer em trabalhar junto a equipe de credenciamento,percebi o quanto os recursos tecnológicos podem de fato contribuir com a aprendizagem atraente contextualizada e significativa.

Parabéns a todos que direta ou indiretamente estiveram envolvidos neste magnífico evento.

Sara Cristina - Cefapro - 2010

sábado, 2 de outubro de 2010

Relatório Atividades com o Proinfantil em Colíder- Setembro - 2010


Visita da professora Sara Cristina, professora formadora do Proinfantil, ao Município de Colider

No dia 23 de setembro recebemos a visita a professora Sara Cristina,  formadora do CEFAPRO de Sinop,  no encontro quinzenal do PROINFANTIL  de Colider, para  trabalhar com as professoras cursistas.
A professora Sara iniciou seu trabalho falando sobre a importância dos registros reflexivos que as cursistas fazem no caderno de atividade referente a cada disciplina estudada, ressaltando que esses registros devem expressar a realidade do percurso das mesmas no decorrer dos estudos realizados quinzenalmente. Na oportunidade se reportou ao guia geral que trata desse assunto, orientando as cursistas a fazerem seus registros com mais qualidade.
Trabalhou também sobre o projeto de estudo que as mesmas estão desenvolvendo, esclarecendo do que se trata esse texto e como desenvolvê-lo. Ressaltou ainda a necessidade das cursistas se dedicarem a esse trabalho, uma vez que devem entregá-lo ao final do módulo III, o qual já está próximo.
Ainda nesta visita a professora Sara revisou as quatro unidades de linguagem, tirando as principais dúvidas existentes referentes às mesmas.
Acreditamos que a visita do professor formador aos municípios é fundamental para garantir a qualidade do programa, pois oferece apóio ao tutor, segurança e seriedade aos cursistas, com relação às atividades do curso.
Falando da visita da professora Sara especificamente, avaliamos que foi muito proveitosa, uma vez que estamos finalizando as quatro primeiras unidades do terceiro módulo e ela veio esclarecer algumas possíveis dúvidas das cursistas, o que certamente contribuirá para a realização da prova bimestral com mais segurança. Seria maravilhoso se isso pudesse acontecer com todas as disciplinas do curso.




Tutoras do Município de Colider
Claudilene Pessoa de Souza
Lucy Diana Matias