sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Escola Alzira Maria e Cefapro - Realinhamento de Ações para 2010.

No dia 24 de setembro de 2010, a professora Sara Cristina no período matutino, esteve reunida com as professoras Lenice coordenadora da escola com a professora Vanda Lúcia articuladora e com a professora da sala de recurso Maria Ivana, para realinhamento nos estudos realizados em "Sala de Professor". Na ocasião as professoras relataram pontos positivos até o momento com este projeto como ã interação e as discussões entre os profissionais desta escola para o desenvolvimento dos "Projetos de Aprendizagem na escola", bem como as muitas discussões sobre a prática pedagógica respaldada teóricamente nos encontros. A coordenadora Lenice destaca que tem procurado flexionar os horários durante o Projeto para aliar prática teoria. Ressaltam  que ainda este ano seria bom viabilizar momentos para estudo sobre dislexia, disgrafia e discalculia, para aprimoramento da prática docente. Principalmente para viabilizar o trabalho diferenciado em sala de recurso e articulação com o fim de fortalecimento da "formação Humana", a professora Sara também verificou o fortalecimento da prática com os projetos nesta escola com as parcerias com outros profissionais da saúde, inclusive a coordenadora pretende fortalecer estas parcerias para o próximo ano.
Parabéns Escola Alzira Maria Pelo empenho com a  aprendizagem contextualizada e significativa.
Sara Cristina - Cefapro Sinop- MT.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Escola André Maggi em Colíder - Relata avanços com o Projeto Sala de Professor.

A professora Sara Cristina, no dia 23 de setembro esteve na Escola André Maggi  durante o período matutino e vespertino para cooperar com a coordenadora Luzia e com as professoras Donizete e Sandra, no realinhamento das ações para o projeto "Sala de Professor" desta escola, embora as professoras relatassem algumas dificuldades, observamos o empenho e o compromisso no trabalho realizado por elas junto aos demais profissionais da escola. Um dos pontos positivos relatado pelas professoras com o projeto nesta escola foi a possibilidade de interação entre profissionais do apoio e administrativo com os professores. Neste sentido verificamos que alguns temas ainda merecem destaque para estudos neste ano, como O Relatório Descritivo Reflexivo e a Gestão de Sala de Aula, além de outros temas que já estão elencados no projeto. A professora Luzia atual coordenadora relata que a maioria dos profissionais da escola são muito empenhados em trabalhar com oficinas práticas, com o fim de tornar mais atraente as aulas. Neste sentido a professora Sara Cristina falou da possibilidade de se construir um blog para divulgar os maravilhosos trabalhos dos professores, com este fim a professora Donizete viabilizará o Blog para registro e socialização das ações dos profissionais da Escola André Maggi em Colíder.

Parabéns Profissionais da escola André Maggi pelo Compromisso com a qualidade da educação.

Fotos Escola André Maggi - Colíder MT.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Professoras do Cefapro-Sinop-MT. Têm artigo publicado na revista eletrônica -FAED

As professoras Sara Cristina, Sueleide e Teofanis do Centro de Atualização e Formação dos Profissionais da Educação Básica do Polo de Sinop-MT; juntamente com a professora Albina Pereira de Pinho Silva doutoranda  da Universidade Estadual de Mato Grosso têm artigo publicado na revista semestral digital nº 14 da FAED, neste mês de setembro de 2010. O tema do artigo tem sido bastante discutido nas escolas trata-se dos Projetos de Aprendizagem nas escolas deste Polo, metodologia esta bastante adequada a Organização Curricular Por Ciclos de Formação Humana.

Parabéns as Professoras pelo excelente desempenho profissional.

Sara Cristina - Cefapro - Sinop-Mt.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Relatório do Tutor Odair sobre a Formação do Proinfantil em Itaúba no mês de Setembro de 2010

MÓDULO: III
CEFAPRO: Sinop
TUTOR: Odair Duarte dos Santos
MUNICÍPIO: Itaúba
DATA: 11/09/2010



Relatório da visita da Professora Sara Cristina Gomes Pereira e do 3° encontro quinzenal.

A professora Sara Cristina Gomes Pereira visitou o município de Itaúba nos dias 10 e 11-09-2010. Na sexta feira assim que chegou a Professora Sara Cristina sentou com o Tutor para socializar os encaminhamentos de sua visita, apresentei neste momento a pauta do encontro quinzenal para discutirmos a programação do encontro quinzenal. Após este momento fomos fazer à visita as escolas onde as Professoras Cursistas trabalham.
A mesma visitou a Creche Santa Rita de Cássia e a Escola Elza kooler Heller. Conversou com as coordenadoras das duas unidades escolares. Uma conversa agradável sobre o funcionamento da Instituição e sobre a formação das Cursistas. A Coordenadora da Creche Inês Aparecida Giroldo apresentou a Creche, mostrou todos os ambientes e falou do trabalho realizado pelas professoras Cursistas. A Coordenadora da Escola Elza Kooler Heller nos recebeu em sua sala falou da sua escola e da importância do curso para estas Curistas.
No sábado iniciamos nosso encontro as 07:00 horas com uma mensagem e em seguida conversamos sobre alguns combinados, como calendário, datas a serem cumpridas e sobre as visitas. Apresentei a pauta do dia e falei das contribuições que a Professora Sara Cristina trará para nosso encontro.
A professora Sara iniciou falando das suas observações sobre o dia anterior, de sua visita nas escolas, mencionou que ficou muito satisfeita e parabenizou a todos pelo trabalho realizado com as crianças. Deu continuidade falando dos projetos de estudo. A mesma fez uma abordagem geral levando em consideração as orientações do Guia Geral, fez alguns esclarecimentos sobre a questão dos títulos e dos temas de cada projeto, tirando as dúvidas e fazendo os encaminhamentos necessários.
Após o intervalo Ela trabalhou com os livros de estudo e os cadernos de aprendizagem. Os (as) Cursistas apresentaram algumas dúvidas dos cadernos de aprendizagem. Dúvidas como, frase, oração e período. Também tiveram dificuldade do gênero narrativo e há também muitas dúvidas entre vocativo e aposto. A professora trabalhou as 4 (quatro) unidades na intenção de prepara-los para a primeira prova bimestral.
A visita da Professora Sara Cristina foi para nós, muito importante, estes encontros aproxima um pouco mais o CEFAPRO da realidade do município. Penso que estas visitas precisam existir com mais freqüência. Os encaminhamentos feitos no encontro quinzenal foi muito importante e sanou muitas dúvidas dos Curistas. O material traz uma linguagem bastante complexa e a presença do professor formador ajuda muito nesta tradução deste material. Penso que o tempo ainda foi, porém, muito bem aproveitado pela Professora Sara Cristina. Para o próximo bimestre vejo que também é necessária a visita da Professora de Linguagens e Códigos bem como o Professor Formador da área de Lógica e Matemática, pois os conteúdos abordados nos livros de estudo tendem a ficarem mais difíceis.  
No período da tarde trabalhamos os cadernos de aprendizagem 03 e 04. Quanto ao caderno 03 selecionamos as atividades escolhidas pelos cursista e discutimos as mesmas. Todos contribuíram nas discussões. Quanto ao CA 4 discutimos todas as atividades propostas no caderno, no final passei 02 vídeos curtos sobre a importância do desenho e  sobre proposta pedagógica.
Não foi possível desenvolver tudo que estava proposto, porem acredito que o encontro foi muito bem aproveitado por todos. Os objetivos a meu ver foram alcançados.
Odair Duarte dos Santos
Tutor do  Proinfantil

PROINFANTIL no município de Itaúba - Professora Sara, Tutor Odair e Cursistas do Programa.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

SIGA - na Escola Paulo Freire.

Professora Rozilene atende a escola Paulo Freire em Sinop-MT.
No dia 08/09/10 das 17:00 às 18:00 horas, estive na Escola Estadual Paulo Freire para atendimento às professoras alfabetizadoras, tirando algumas dúvidas sobre o SIGA (Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem), quanto a inserção das avaliações dos(as) alunos(as) no sistema. Foi um momento curto, porém de grande proveito, onde as principais  dúvidas sobre o programa  foram sanadas. 

Relatório Escola Paulo Freire- Projeto Sala de Professor

Projeto  Sala De Professor Escola Paulo Freire Sinop –MT.
Primeiro Semestre

1º Encontro

 Leitura do Projeto Sala de Professor, para em conjunto serem feitas às reformulações do projeto, definição dos temas, cronogramas para o ano letivo de 2010. Ficou também decidido que haverá dois grupos: um no período matutino e um no período vespertino de acordo com a lista de presença em anexo.

2º Encontro

Neste encontro estiveram presentes os professores: Sara, Reginaldo e Márcia, formadores do CEFAPRO, tendo como objetivo o trabalho interdisciplinar e a importância da  metodologia por projetos de aprendizagem, reforçando o ciclo de formação humana com a socialização dos capítulos 6 e 7 do livro: “Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa” da autora Ivani Fazenda.

3º Encontro
   
Leitura, socialização e reformulação do Regimento Escolar desta unidade escolar na qual foi oportunizada a melhoria do mesmo. Foram discutidos questões de números de alunos em sala, tanto no 1º e 2º Ciclo, quanto no 3º Ciclo, currículo, avaliação, direitos e deveres dos profissionais da educação e dos alunos, sanções.

4º Encontro

Neste encontro estiveram presentes os professores: Sara e Reginaldo, formadores do CEFAPRO, tendo como objetivo a leitura e socialização do PPP (Projeto Político Pedagógico) no capítulo III, onde se discutiu sobre a Educação Especial.
A professora Sara apresentou os slides sobre o PPP: Teoria e Construção Coletiva, nos dando exemplos de um questionário sócio-antropológico para assim atender melhor a comunidade e facilitar a reconstrução do PPP.

5º e 6º Encontro

Neste dia foi dado continuidade na reconstrução do PPP (Projeto Político Pedagógico), no que diz respeito à justificativa, objetivo geral e específico, contando assim, com as contribuições de todos os presentes.
No sexto encontro a professora Sara do CEFAPRO sugeriu a leitura e socialização do artigo de sua autoria: Experiência de sucesso com a escola organizada por Ciclo de Formação Humana, em seguida deu-se continuidade a reformulação do PPP. 

  7º Encontro
           
Filme: “Vem Dançar”.
Apresenta a história de alunos dos Estados Unidos que são considerados rebeldes, sem futuro, discriminados por todos, inclusive pelos professores. Tudo mudou quando um professor de dança de salão percebeu que poderia mudar a vida desses alunos com sua dança. O filme trabalha com a alta estima das pessoas.
Depois do filme, discutimos como que poderíamos trabalhar este filme em sala, com nossos alunos de forma interdisciplinar.

8º Encontro  

Neste encontro contamos com a presença da equipe do CEFAPRO, onde foi feita a leitura e socialização da Lei Complementar nº 112/2002 que institui o Código de Ética Funcional do Servidor Publico Civil do Estado de Mato Grosso. Discutiu-se muito sobre o que seria Ética.

9º Encontro  

            Neste encontro estavam presentes os professores formadores de CEFAPRO em que estudamos e analisamos a primeira parte das Orientações Curriculares da Educação Básica do Mato Grosso. Os participantes se organizam em três grupos, onde cada um responsabilizou-se por um tema.
            Os grupos fizeram suas anotações e destacaram os pontos principais do texto, em seguida, com as quais será construído um texto com as considerações da Escola Estadual Paulo Freire.

10º Encontro

Neste encontro foi feita a leitura e socialização do texto “O professor, sua formação e concepções diante da educação inclusiva” do livro Currículo na educação inclusiva: entendendo esse desafio da autora: Maria de Fátima Minetto. Foi discutido sobre a grande dificuldade de se diagnosticar e trabalhar com esses alunos, por não haver um preparo nos professores, que se deveria ter uma maior preocupação do Estado em preparar os professores no que diz respeito à inclusão.

11º Encontro

Ler e socializar os slides sobre inclusão escolar do livro Currículo na educação inclusiva: entendendo esse desafio da autora: Maria de Fátima Minetto. Neste encontro continuou-se na discussão sobre as dificuldades do trabalho e também na importância de preparar nossos alunos para receber sem discriminação os alunos especiais.

12º Encontro
       
Ler e socializar plano de carreira dos profissionais da educação, enfocando a área 21. Debatemos sobre os tipos de licenças existentes e socializamos idéias sobre o regime de trabalho dos funcionários públicos, com isso foi esclarecido muitas dúvidas.

13º Encontro

Neste encontro contamos com a participação da formadora do CEFAPRO           , professora Sara Cristina, onde mostrou um vídeo sobre os projetos realizados nos anos anteriores nesta escola e da importância de envolver a comunidade nas atividades escolares.
Foi apresentado também um trabalho cujo tema é Alfabeletrando, no qual é abordado as tendências pedagógicas e a importância do Ciclo de Formação Humana e das bases teóricas para os trabalhos com projetos.

14º Encontro

            Neste encontro foi feita a leitura e socialização das Novas Orientações Curriculares na área de Ciências Naturais e Matemática, foram feitos os apontamentos necessários no que diz respeito a essa áreas para serem apresentados no encontro municipal.
            Neste dia fizemos a escolha dos professores que iriam representar as áreas para a socialização dos apontamentos no encontro municipal, sendo a professora Maria de Lourdes para a área da Alfabetização, Matilde na área das Linguagens, Carlos na área de Ciências Humanas e Sociais e Fernanda na área de Ciências Naturais e Matemática.

15º Encontro

Neste dia fizemos a leitura do texto: “Currículo em sintonia com seu tempo”, foi falada sobre quais são as melhores formas de se avaliar e que a avaliação escrita é muito importante para ajudar o professor a analisar seu próprio trabalho. Foi explicado sobre como utilizar a ficha de interdisciplinaridade.
Debatemos sobre os tipos de atividades teríamos na 1ª Comunidade na Escola, com palestras, pescaria, barracas de jogos, salgados, entre outras atividades. Após essa discussão demos continuidade nas leituras das Novas Orientações Curriculares na área das Ciências Humanas e Sociais, sendo feito os apontamentos necessários.

16º Encontro

            Neste encontro foi feita a leitura e socialização das Novas Orientações Curriculares na área de Linguagem, Código e suas Tecnologias, foram feitos os apontamentos necessários no que diz respeito a essa áreas para serem apresentados no encontro municipal.
           
CONSIDERAÇÕES FINAIS


Desta forma os grupos de estudo do projeto Sala de Professor tem contribuído na discutição dos problemas sociais, com a finalidade de buscar soluções coletivas, sanando possíveis entraves na pratica docente, auxiliando educadores e gestores, promovendo a qualidade do ensino aprendizagem, formando cidadãos críticos e atuantes.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Encontro no CEFAPRO dia 03-09-2010 -Pesquisadores do Projeto de Pesquisa Formação Docente em Contexto Interativo.

Na sexta Feira dia 03 de setembro de 2010, os pesquisadores do Projeto de Pesquisa Formação Docente em Contexto Interativo, se reuniram no Centro de Atualização e Formação dos Professores para planejarem as ações do Projeto nas 4 (quatro) escolas de Sinop-Mt; que atualmente estão envolvidas com a metodologia de Projetos de Aprendizagem, na ocasião os grupos de pesquisadores socializaram os avanços nas unidades escolares com os projetos bem como verificaram a necessidade de viabilizar um momento para troca de experiências ainda este ano das escolas, durante todo o dia conversamos sobre a possibilidade de um seminário envolvendo as escolas e os pesquisadores. Ficou agendado um encontro no dia 10 de outubro para este seminário na UNEMAT. Na ocasião embora tivéssemos em pequeno número de profissionais no Centro, foram formadas equipes para a organização do Seminário.

Parabéns a todos os envolvidos neste trabalho tão profícuo.
Sara Cristina Gomes Pereira, pesquisadora e professora do CEFAPRO em SINOP-MT.

Escola Estadual Rosa dos Ventos em Sinop-Mt. e o trabalho com os Projetos de Aprendizagem.

Na tarde de 02 de Setembro, alguns pesquisadores do Projeto de Pesquisa Inter institucional Unemat/Cefapro, Formação Docente em contexto Interativo: Processos Cooperativos de Aprendizagem Potenciados pelas Tecnologias Digitais e Telemáticas, estiveram presentes nos estudos em sala de Professor da escola Rosa dos Ventos com a finalidade de, Sistematizar, construir e socializar os projetos de aprendizagem a partir do roteiro Orientativo para os projetos. Na ocasião todos os profissionais puderam socializar parcialmente suas atividades pedagógicas para re-planejamento de ações, também verificamos a necessidade de oficina de blogs para os profissionais orientarem os alunos e registrarem suas ações, bem como ficou um insentivo para postarem atividades a distância no ambiente e-proinfo. O atual responsável pelo desenvolvimento do Projeto nas escolas junto ao Cefapro professor Roberto sugeriu  a possibilidade de um Seminário no próximo mês para que os resultados parciais das pesquisas nas escolas possam ser socializados ainda este ano.

Parabéns profissionais da escola Rosa dos Ventos pela metodologia inovadora em desenvolvimento na escola.

Sara Cristina- Cefapro - Sinop-MT.

Sala de Professor nas escolas PAULO FREIRE e ROSA DOS VENTOS EM SINOP-MT.

No dia 02 de setembro as Professoras Sara Cristina e Rozilene no período matutino acompanharam o projeto Sala de Professor na Escola Paulo Freire, embora a coordenadora Keila e a Diretora Luciane estivessem em Cuiabá em formação para a implementação  da educação integral na escola, proposta muito importante para esta instituição aprimorar a qualidade da educação ofertada a esta comunidade escolar.Na ocasião  a professora Sara do Cefapro, aproveitou para parabenizar os profissionais da escola pela boa avaliação no IDEB, bem como, pelas informações importantes postadas no BLOg da Escola. O estudo sobre avaliação Formativa foi bastante dinâmico pois avaliar nesta concepção de educação para a Formação Humana  é deveras diferente de avaliar apenas para mensurar. O texto da Drª Cláudia de Oliveira Fernandes publicado na Revista Criança, contribuiu para orientar os estudos. Nesta manhã também os profissionais reunidos solicitaram um estudo mais aprofundado sobre Relatório Descritivo Reflexivo, bem como oficinas de área com uso das  tecnologias, a professora Sara então se comprometeu a viabilizar materiais para estes estudos, a professora Rosilene aproveitou também para sanar dúvidas sobre as capacidades do SIGA, e agendaram uma reunião para a próxima quarta-feira dia 08-09-2010, as 17:00 para maiores esclarecimentos.
Como é bom ver profissionais comprometidos com a qualidade da educação em nosso Estado. Outra ação importante realizada nesta data foi a leitura do artigo da Professora Fátima Aparecida Silva Resende com o tema: Ciclo de Formação em Foco. O texto da professora Fátima Aparecida, atual secretária adjunta de Políticas Educacionais, contextualiza os Dez anos da Organização em Ciclos neste Estado, desde 1996 com apenas 26 escolas, em anos seguintes 1998 -304 escolas, 2000 -349 escolas, 2001- 535 escolas e atualmente em 2010 em 609 escolas a leitura deste artigo proporcionou aos profissionais da escola  o fortalecimento da  prática nesta organização escolar.

Sara Cristina - Cefapro Sinop - MT.

Professoras Márcia e Senilde relatam a atividade na escola Rosa dos Ventos no dia 02 de setembro.

Relatório Encontro “PROJETO: APRENDIZAGEM COOPERATIVA” Escola Estadual Rosa dos Ventos

As 13 horas, do dia dois de setembro aconteceu mais um encontro do projeto “Aprendizagem Cooperativa” na Escola Rosa dos Ventos. Estavam presentes os professores do Cefapro que atuam como pesquisadores no projeto (Sara, Senilde, Rosilene, Márcia, Rose Márcia, Rosália) os professores da Unemat (Roberto, Edineuza, Richéle), os bolsistas (Priscila e Josias) e os profissionais da educação que atuam e participam do Sala de Professor.
No primeiro momento foi realizada uma dinâmica, pela professora Senilde. Cada participante deveria pegar um bombom com uma das mãos e imobilizar a outra, assim tentar comer o bombom utilizando somente uma mão e a mesma que ele pegou o bombom não poderia levá-lo até a boca. Como fazer? Alguns pediram ajuda para quem estava próximo, outros não tiveram a mesma iniciativa. Após verem que o colega poderia ajudá-lo perceberam o quanto é necessário e eficaz o trabalho em equipe. Assim é também a nossa prática na escola a ajuda e o auxilio do colega nos auxilia a desenvolver nossas ações, principalmente nos projetos de aprendizagem o trabalho e o planejamento coletivo se faz imprescindível, pois ameniza as dúvidas e as dificuldades encontradas.
Após essa atividade houve a leitura da pauta e do Caderno Volante. Dando continuidade ao encontro a professora Terezinha relatou sobre o projeto “Resíduos Sólidos”, destacou que embora seja de uma cooperativa particular envolve toda a comunidade, pois eles recolhem o lixo reciclável nas casas, o que ajuda a manter a cidade limpa, as pessoas já sabem os dias que passam recolhendo e deixam separado os materiais, segundo ela a população está bem receptiva ( já se conscientizaram da importância desse trabalho), também relatou que tentou envolver a escola nesse trabalho deixando um “bag” para a coleta, porém percebeu que não houve muito interesse.
O professor Roberto ressalta a importância dessa ação, dizendo que se partir da sensibilização dos aprendizes eles ajudarão na manutenção da escola limpa como também levarão para casa essa prática. Também sugere que se vá além da coleta, podendo levá-lo ao poder público para que se torne uma política pública a coleta seletiva.
Os profissionais começaram a relatar sobre os projetos de aprendizagem que estão sendo desenvolvidos na escola. A professora Eliana fala sobre projeto “Sexualidade”- esse tema fora escolhido pela turma- destaca que os alunos estão saturados do assunto (2 meses) e que estava desenvolvendo o trabalho sozinha na turma (ela é interina, é a  única professora da turma que faz a Sala de Professor no período da tarde, ou seja na hora de planejar as ações se encontra só). Os alunos já pesquisaram sobre o assunto e apresentaram as pesquisas, a professora diz que não sabia mais como dar continuidade. Agora pelo fato da escola não ter obtido um bom desempenho na avaliação nacional – IDEB- ela irá desenvolver o projeto “Jogos Matemáticos” a professora ressalta que eles se mostraram interessados e já começaram a pesquisar.
Outro grupo também relatou sobre o projeto que estão desenvolvendo “Meio Ambiente no Contexto Escolar” este trabalho está sendo desenvolvido pelos técnicos tendo como colaboradora a Profª Rose Márcia. O desenvolvimento desse projeto foi lido pela funcionária Ana, que o enfatizou muito bem, ressalta a organização do ambiente escolar, limpeza. Os integrantes deste projeto realizaram questionários para os alunos para saberem “qual a conscientização e conservação do espaço público”, relata Ana.


Após os relatos lemos o esquema de organização para os projetos, texto elaborado pelos profissionais do CEFAPRO e Professores da Unemat como sugestão de contribuir com os profissionais no processo de desenvolvimento dos trabalhos, neste texto são relacionados alguns direcionamentos para a implementação, desenvolvimento e avaliação do projeto de aprendizagem cooperativa na escola. Destacando que é apenas um roteiro e que não é necessário segui-lo conforme se apresenta. No período da tarde ficaram definidos os seguintes projetos: Meio Ambiente Nutrição e Jogos Matemáticos. Os grupos se dividiram e começaram a esquematizar o que já estava realizado e planejar as futuras ações.

Relatoras: Márcia e Senilde

“O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você.” (Mário Quintana)

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Programa Educação e Diversidade: ressignificando saberes e vivências na educação em Mato Grosso

Nos dias 30 e 31 de agosto os profissionais do CEFAPRO e demais profissionais das escolas Estaduais e Municipais, estiveram reunidos na assessoria em Sinop-Mt. Para formação do primeiro módulo do Programa Educação e Diversidade, a professora Drª Imara Domingos Queiroz apresentou o programa bem como ressaltou a importância das ações do mesmo a fim de viabilizarem planos de intervenções nas escolas deste Pólo. O primeiro módulo com o Tema: Direitos Humanos, foi bastante significativo, pois clarificou a diferença entre direito Legal e direitos Humanos, na ocasião alguns vídeos e filmes destacaram situações extremas de violações de direitos Humanos bem como violações sutis e cotidianas na família, na escola enfim na sociedade, todos os participantes concordaram que a "Formação Humana" para as instituições escolares é fundamental, para tal a formação continuada dos profissionais que atuam na educação também é necessária.
A professora Sara Cristina Presente na ocasião ressaltou que esta formação contribuirá muito para que os profissionais do Cefapro, consigam junto as escolas clarificar o sentido de "Formação Humana na Educação"

Parabéns a todos os Participantes neste evento.

Sara Cristina

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Encontro de Profissionais da Educação no município de Santa Carmem-Mt

Professores do Cefapro Trabalham com profissionais das redes estadual e municipal em Santa Carmem-MT.

Nos dias 26 e 27 de agosto, os professores da rede municipal e estadual do município de Santa Carmem, tiveram formação com os professores formadores do CEFAPRO, na quinta-feira o Profº Reginaldo esteve falando sobre três temas de grande importância na educação: Educação e Direitos Humanos, Gênero e Diversidade Sexual, Educação das Relações Ético-raciais e Educação Ambiental.  Na sexta-feira a Profª Sara falou sobre Organização da Escola de Ciclo de Formação Humana. Ambos fizeram um ótimo trabalho com os professores. Queremos em nome da Escola Municipal Selvino Damian Preve, Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida e Secretaria de Educação de Santa Carmem, agradecer esta visita que nos proporcionou grande proveito dos conteúdos que serão trabalhados com nossos alunos.




Relatório Sala de Professor do 1º Semestre de 2010 - Escola André Maggi em Colíder-MT.

Vários encontros da Sala de professor contribuíram para esclarecer questões relacionadas à escola ciclada, proporcionando a todos um melhor entendimento sobre esta forma de organização da escola, principalmente porque boa parte dos participantes da formação continuada ou não são professores (equipe de nutrição, limpeza e vigilância) ou são professores que iniciaram recentemente o trabalho na escola ciclada e que, desta forma não conheciam a fundo a proposta da escola organizada em Ciclos de Formação Humana. Os temas estudados nestes encontros foram: Projeto Político Pedagógico da Escola; texto de Celso dos S. Vasconcellos com considerações sobre elaboração e concretização do PPP da escola; Resolução Normativa 002/2009 – CEE, MT; texto “Experiência de Sucesso com a Escola Organizada por Ciclos e os Projetos de Aprendizagem”, de Sara Gomes Pereira; estudo do Regimento Escolar e leitura do pré-texto das Orientações Curriculares para o Estado de MT. Contribuíram neste sentido também, duas palestras com a formadora do Cefapro de Sinop, Sara Gomes Pereira, realizadas no decorrer do semestre e que abordaram a Organização da Escola Ciclada e a Metodologia de Projetos de Aprendizagem. Com o entendimento da proposta dos Ciclos, os educadores melhoraram sua prática para atender as especificidades de cada aluno, suas diferenças e as dificuldades de cada um.
Outro aspecto muito trabalhado na formação continuada foi a conscientização dos cursistas sobre o combate ao abuso e à exploração sexual contra a criança e adolescente, que aconteceu em dois momentos: no dia 18 de maio, com a adesão à Campanha Nacional de combate, com atividades na escola, envolvendo alunos e funcionários e, num segundo momento, uma palestra com o pastor da Igreja Adventista no município, que abordou com os cursistas os tipos de violência e como identificá-las para que possamos ajudar a mudar os índices de violência contra crianças e adolescentes em nossa cidade. Nestes encontros surgiu a proposta, aceita pelo coletivo, de separar o intervalo dos alunos, ficando o intervalo dos alunos do 1º ano ao 5º ano antes do intervalo dos alunos do 6º ano ao 9º ano, evitando assim que possa haver assédio aos alunos pequenos por parte dos alunos mais velhos, dentro dos banheiros, por exemplo, mas também para evitar brincadeiras no pátio que possam vir a machucar os alunos menores. O intervalo separado fez diminuir consideravelmente os incidentes registrados, favorecendo a organização e desenvolvimento dos trabalhos neste período, melhorando a disciplina dos alunos. Além disto, os professores de cada turma acompanham os alunos no pátio no intervalo, ajudando a manter a ordem e dando orientações sobre o cuidado com o pátio e refeitório.
Em nossa formação também aproveitamos o material do “Projeto Agrinho” dos últimos três anos e estudamos os seguintes temas:
·         Saúde e Nutrição: abordando dieta equilibrada, merenda escolar, atividade física e controle da obesidade, com o cálculo do Índice de Massa Corporal;
·         Consumo: falando de consumo x desperdício, cuidado com o patrimônio público, entre outros. Para isto abordamos também o tema da Campanha da Fraternidade 2010: “Fraternidade e Vida”;
·         Meio Ambiente: conceitos básicos, desenvolvimento sustentável, coleta seletiva do lixo. Neste sentido houve também uma palestra com a engenheira Sanitarista da Prefeitura de Colider, Denise, que falou sobre a separação e destinação que se deve dar ao lixo.
Estes três temas estão presentes no cotidiano de todos, no entanto, apesar de ser consenso de que somos conhecedores dos preceitos básicos relacionados a estes temas, nem sempre agimos conforme deveríamos agir, ou seja, faltava a conscientização de que é nosso papel, como formadores de opiniões, colocarmos em prática atitudes corretas. Por exemplo, sabemos dos cuidados que devemos ter com nossa saúde, mas nem sempre cuidamos dela como deveríamos; sabemos que devemos consumir conscientemente, não desperdiçar recursos, economizar dinheiro público, cuidar do patrimônio público, no entanto, nem sempre esta é a nossa prática.
Assim sendo, o estudo destes temas na formação continuada não foi motivado por ignorância em relação a eles, mas sim para temos um momento de reflexão coletiva para a partir disto colocarmos em prática estes conhecimentos, servindo de exemplo para que outras pessoas façam o mesmo.
O reflexo disto já foi sentido na escola através dos projetos:
1.      Escola limpa – aluno limpo, desenvolvido pela equipe de limpeza e vigilância da escola, que propõe o cuidado com a limpeza em todos os ambientes escolares, avaliando cada ambiente diariamente nos períodos matutino e vespertino, atribuindo uma cor do semáforo para cada situação: ambiente limpo e organizado recebe avaliação verde, ambiente razoável recebe amarelo, e ambiente sujo e/ou desorganizado recebe vermelho. A cada bimestre os alunos das salas que só tiverem verde na avaliação recebem uma premiação. No segundo bimestre, quando começou o projeto, onze turmas mantiveram a sala limpa e organizada o bimestre todo e receberam sua recompensa no primeiro dia de aula após as férias – um lanche especial com bolo recheado e refrigerante. Agora, no início do terceiro bimestre só estamos vendo anotação verde em todas as salas. Para que os objetivos do projeto fossem alcançados houve uma conscientização dos alunos por parte dos funcionários da limpeza, que conversaram com os alunos em cada sala, colocaram cartazes bonitos nos ambientes com dizeres a respeito entre outras ações.
2.      Refeitório Atrativo, desenvolvido pela equipe de nutrição da escola, que propõe comportamento adequado no refeitório, durante o intervalo dos alunos. Os mesmos devem lanchar sentados no refeitório, ao final da refeição colocar restos de comida em recipiente próprio, talheres e pratos em outro recipiente e ainda levar cascas de frutas no lixo, deixando assim o ambiente limpo e organizado. Neste sentido os resultados também estão visíveis, pois diminuiu consideravelmente o lixo em torno do refeitório e no mesmo; copinhos, pratos e talheres já quase não são encontrados no quintal e nem mesmo deixados sobre as mesas ao final das refeições. Para que os objetivos do projeto fossem alcançados houve uma conscientização dos alunos por parte dos funcionários da nutrição, que conversaram com os alunos em cada sala, colocaram cartazes bonitos nos ambientes com dizeres a respeito, colocaram uma TV com DVD para os alunos assistirem desenho no intervalo e permanecerem no refeitório.
Os cursistas relatam que a Sala de Professor, além de proporcionar um momento de estudo, discussão e reflexão sobre os problemas da educação, também favorece a interação entre os profissionais da educação (professores, técnicos e apoio).
Desta forma, temos em mente que:
 “O corpo de profissionais deve responder pela melhoria real de suas escolas, tornando-as organizações inteligentes e reflexivas, que examinam, analisam, avaliam e constantemente ajustam o modo como organizam o seu ensino ao efetivo sucesso da aprendizagem de cada um dos seus diferentes alunos” (Revista Pátio – ano XII, nº 48, Nov 2008/jan 2009)


















BIBLIOGRAFIA

Arroio, Miguel G. Ciclos de desenvolvimento humano e formação de educadores.
Campanha quebrando o silêncio. Brasil um pais de todos. Governo Federal.
Meio ambiente – Programa Agrinho – SENAR AR/MT – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Mato Grosso. 1ª edição 2007.
Parecer Orientativo: Organização do tempo e espaço pedagógico e Curricular na escola. Secretaria de Estado de Educação – Superintendência de Educação Básica.
Pereira, Sara Cristina Gomes. Escola organizada por ciclos de formação humana e os projetos de aprendizagem em Mato Grosso.  Artigo 2010.
Pereira, Sara Cristina Gomes. Regimento Escolar: Interdisciplinaridade e projeto na escola. Cefapro Sinop/MT.
Resolução Normativa nº 002/2009 – CEE/MT. Diário Oficial de 23/11/2009 p.21.
Saúde – Programa Agrinho – SENAR AR/MT – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Mato Grosso. 1ª edição 2007.
Trabalho e Consumo – Programa Agrinho – SENAR AR/MT – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Mato Grosso. 1ª edição 2007.
Vasconcellos, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico. Do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 2ª edição.