quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Relatório Sala de Professor do 1º Semestre de 2010 - Escola André Maggi em Colíder-MT.

Vários encontros da Sala de professor contribuíram para esclarecer questões relacionadas à escola ciclada, proporcionando a todos um melhor entendimento sobre esta forma de organização da escola, principalmente porque boa parte dos participantes da formação continuada ou não são professores (equipe de nutrição, limpeza e vigilância) ou são professores que iniciaram recentemente o trabalho na escola ciclada e que, desta forma não conheciam a fundo a proposta da escola organizada em Ciclos de Formação Humana. Os temas estudados nestes encontros foram: Projeto Político Pedagógico da Escola; texto de Celso dos S. Vasconcellos com considerações sobre elaboração e concretização do PPP da escola; Resolução Normativa 002/2009 – CEE, MT; texto “Experiência de Sucesso com a Escola Organizada por Ciclos e os Projetos de Aprendizagem”, de Sara Gomes Pereira; estudo do Regimento Escolar e leitura do pré-texto das Orientações Curriculares para o Estado de MT. Contribuíram neste sentido também, duas palestras com a formadora do Cefapro de Sinop, Sara Gomes Pereira, realizadas no decorrer do semestre e que abordaram a Organização da Escola Ciclada e a Metodologia de Projetos de Aprendizagem. Com o entendimento da proposta dos Ciclos, os educadores melhoraram sua prática para atender as especificidades de cada aluno, suas diferenças e as dificuldades de cada um.
Outro aspecto muito trabalhado na formação continuada foi a conscientização dos cursistas sobre o combate ao abuso e à exploração sexual contra a criança e adolescente, que aconteceu em dois momentos: no dia 18 de maio, com a adesão à Campanha Nacional de combate, com atividades na escola, envolvendo alunos e funcionários e, num segundo momento, uma palestra com o pastor da Igreja Adventista no município, que abordou com os cursistas os tipos de violência e como identificá-las para que possamos ajudar a mudar os índices de violência contra crianças e adolescentes em nossa cidade. Nestes encontros surgiu a proposta, aceita pelo coletivo, de separar o intervalo dos alunos, ficando o intervalo dos alunos do 1º ano ao 5º ano antes do intervalo dos alunos do 6º ano ao 9º ano, evitando assim que possa haver assédio aos alunos pequenos por parte dos alunos mais velhos, dentro dos banheiros, por exemplo, mas também para evitar brincadeiras no pátio que possam vir a machucar os alunos menores. O intervalo separado fez diminuir consideravelmente os incidentes registrados, favorecendo a organização e desenvolvimento dos trabalhos neste período, melhorando a disciplina dos alunos. Além disto, os professores de cada turma acompanham os alunos no pátio no intervalo, ajudando a manter a ordem e dando orientações sobre o cuidado com o pátio e refeitório.
Em nossa formação também aproveitamos o material do “Projeto Agrinho” dos últimos três anos e estudamos os seguintes temas:
·         Saúde e Nutrição: abordando dieta equilibrada, merenda escolar, atividade física e controle da obesidade, com o cálculo do Índice de Massa Corporal;
·         Consumo: falando de consumo x desperdício, cuidado com o patrimônio público, entre outros. Para isto abordamos também o tema da Campanha da Fraternidade 2010: “Fraternidade e Vida”;
·         Meio Ambiente: conceitos básicos, desenvolvimento sustentável, coleta seletiva do lixo. Neste sentido houve também uma palestra com a engenheira Sanitarista da Prefeitura de Colider, Denise, que falou sobre a separação e destinação que se deve dar ao lixo.
Estes três temas estão presentes no cotidiano de todos, no entanto, apesar de ser consenso de que somos conhecedores dos preceitos básicos relacionados a estes temas, nem sempre agimos conforme deveríamos agir, ou seja, faltava a conscientização de que é nosso papel, como formadores de opiniões, colocarmos em prática atitudes corretas. Por exemplo, sabemos dos cuidados que devemos ter com nossa saúde, mas nem sempre cuidamos dela como deveríamos; sabemos que devemos consumir conscientemente, não desperdiçar recursos, economizar dinheiro público, cuidar do patrimônio público, no entanto, nem sempre esta é a nossa prática.
Assim sendo, o estudo destes temas na formação continuada não foi motivado por ignorância em relação a eles, mas sim para temos um momento de reflexão coletiva para a partir disto colocarmos em prática estes conhecimentos, servindo de exemplo para que outras pessoas façam o mesmo.
O reflexo disto já foi sentido na escola através dos projetos:
1.      Escola limpa – aluno limpo, desenvolvido pela equipe de limpeza e vigilância da escola, que propõe o cuidado com a limpeza em todos os ambientes escolares, avaliando cada ambiente diariamente nos períodos matutino e vespertino, atribuindo uma cor do semáforo para cada situação: ambiente limpo e organizado recebe avaliação verde, ambiente razoável recebe amarelo, e ambiente sujo e/ou desorganizado recebe vermelho. A cada bimestre os alunos das salas que só tiverem verde na avaliação recebem uma premiação. No segundo bimestre, quando começou o projeto, onze turmas mantiveram a sala limpa e organizada o bimestre todo e receberam sua recompensa no primeiro dia de aula após as férias – um lanche especial com bolo recheado e refrigerante. Agora, no início do terceiro bimestre só estamos vendo anotação verde em todas as salas. Para que os objetivos do projeto fossem alcançados houve uma conscientização dos alunos por parte dos funcionários da limpeza, que conversaram com os alunos em cada sala, colocaram cartazes bonitos nos ambientes com dizeres a respeito entre outras ações.
2.      Refeitório Atrativo, desenvolvido pela equipe de nutrição da escola, que propõe comportamento adequado no refeitório, durante o intervalo dos alunos. Os mesmos devem lanchar sentados no refeitório, ao final da refeição colocar restos de comida em recipiente próprio, talheres e pratos em outro recipiente e ainda levar cascas de frutas no lixo, deixando assim o ambiente limpo e organizado. Neste sentido os resultados também estão visíveis, pois diminuiu consideravelmente o lixo em torno do refeitório e no mesmo; copinhos, pratos e talheres já quase não são encontrados no quintal e nem mesmo deixados sobre as mesas ao final das refeições. Para que os objetivos do projeto fossem alcançados houve uma conscientização dos alunos por parte dos funcionários da nutrição, que conversaram com os alunos em cada sala, colocaram cartazes bonitos nos ambientes com dizeres a respeito, colocaram uma TV com DVD para os alunos assistirem desenho no intervalo e permanecerem no refeitório.
Os cursistas relatam que a Sala de Professor, além de proporcionar um momento de estudo, discussão e reflexão sobre os problemas da educação, também favorece a interação entre os profissionais da educação (professores, técnicos e apoio).
Desta forma, temos em mente que:
 “O corpo de profissionais deve responder pela melhoria real de suas escolas, tornando-as organizações inteligentes e reflexivas, que examinam, analisam, avaliam e constantemente ajustam o modo como organizam o seu ensino ao efetivo sucesso da aprendizagem de cada um dos seus diferentes alunos” (Revista Pátio – ano XII, nº 48, Nov 2008/jan 2009)


















BIBLIOGRAFIA

Arroio, Miguel G. Ciclos de desenvolvimento humano e formação de educadores.
Campanha quebrando o silêncio. Brasil um pais de todos. Governo Federal.
Meio ambiente – Programa Agrinho – SENAR AR/MT – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Mato Grosso. 1ª edição 2007.
Parecer Orientativo: Organização do tempo e espaço pedagógico e Curricular na escola. Secretaria de Estado de Educação – Superintendência de Educação Básica.
Pereira, Sara Cristina Gomes. Escola organizada por ciclos de formação humana e os projetos de aprendizagem em Mato Grosso.  Artigo 2010.
Pereira, Sara Cristina Gomes. Regimento Escolar: Interdisciplinaridade e projeto na escola. Cefapro Sinop/MT.
Resolução Normativa nº 002/2009 – CEE/MT. Diário Oficial de 23/11/2009 p.21.
Saúde – Programa Agrinho – SENAR AR/MT – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Mato Grosso. 1ª edição 2007.
Trabalho e Consumo – Programa Agrinho – SENAR AR/MT – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Mato Grosso. 1ª edição 2007.
Vasconcellos, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico. Do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 2ª edição.

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